JM

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 102 BLOGS E MAIS DE 8 MIL LINKS – MOSSORÓ-RN

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 102 BLOGS E MAIS DE OITO MIL LINKS - MOSSORÓ-RN

PRINCIPAIS FATOS POLICIAIS

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

RIO GRANDE DO NORTE TERÁ DE QUALIFICAR 85.901 TRABALHADORES PARA A INDÚSTRIA ATÉ 2023



Com o avanço das energias renováveis e do conceito de indústria 4.0, as profissões transversais e ligadas à tecnologia estarão entre as mais buscadas nos próximos cinco anos no Rio Grande do Norte. Neste período, o estado tem o desafio de qualificar 85.901 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento. É o que mostra o Mapa do Trabalho Industrial 2019 e 2023, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e publicado hoje (30).
O estudo se propõe a subsidiar a oferta de cursos da instituição, como também a apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado. As ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo SENAI, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia.
Divulgado nesta segunda-feira (30), o Mapa mostra que no topo do ranking por áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica no Rio Grande do Norte estão as chamadas transversais (3.203), ocupações compreendidas como aquelas cujos profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção, pesquisadores e desenvolvimento. Seguido por energia e telecomunicações (2.017), metalomecânica (1.833), construção (1.507) e informática (1.493).
O diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, analisa que o fato do Rio Grande do Norte ter forte atuação nos segmentos de energias renováveis, com a liderança na geração de energia eólica no país e potencial de crescimento exponencial com a energia solar fotovoltaica reflete no fato de as duas áreas com maior demanda de formação técnica ser a de profissionais transversais e de energia e telecomunicação. Com as ocupações industriais de Técnicos em eletricidade e eletrotécnica e Técnicos em eletrônica liderando a demanda.
“Com a ascensão da indústria de energias renováveis, seja ela solar ou eólica, no estado, estão ligadas diretamente com essas áreas transversais. Porque não é só a instalação de painel solar fotovoltaico, há toda uma rede ligada que interfere e demanda profissionais qualificados. Construção civil não é apenas levantar prédio, há o estudo da acústica instalada nas paredes, da térmica de ambientes, do uso de sensores na parte elétrica para reduzir ou eliminar fiação”, explica ele.
Para 2020, o SENAI-RN tem previsão de 31 mil vagas para matrículas em cursos de educação profissional nas mais diversas áreas de atuação. “Tudo isso requer conhecimento, que deve ser começado o quanto antes para que esses profissionais estejam formados, nesses cinco anos, para atender a indústria e demais áreas que vão precisar deles. E começar hoje”, completa. Os cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio.
As áreas com maior demanda por trabalhadores com cursos de qualificação estão confecção e vestuário, metalmecânica – área que deverá ter um acréscimo com a retomada do crescimento econômico -, além de construção, logística e transporte. E entre as ocupações estão operadores de máquinas para costura de peças do vestuário, padeiros e confeiteiros.
“O SENAI-RN dispõe em suas unidades, em Natal e interior, de cursos que atendem todas as áreas apontadas no mapa. Inclusive com formação e oferta de cursos também por demanda, quando temos listas de espera. Temos cursos nas áreas de construção, confecção, alimentos, panificação, energias, metalmecânica, entre outros, com padrão de excelência e certificação”, lembra o diretor.
Já em nível superior, segundo o Mapa, as áreas de gestão, informática e construção serão as que mais vão precisar qualificar profissionais no período de 2019 a 2023, no estado potiguar.
Formações estão ligadas às novas tecnologias
Com o advento da quarta revolução industrial, a chamada indústria 4.0, explica o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, todas as profissões vão precisar de conhecimento sobre tecnologias, seja em pequenas aplicações, como uso de sensores, pequenas automações nos processos de produção, gestão ou eliminação de desperdícios.
“O uso das novas tecnologias não é somente numa visão futurística da robótica, mas nas pequenas automações também. O pedreiro, hoje, não trabalha só com a colher de pedreiro, ele vai ter que entender e lidar com máquinas, sensores que contam os tijolos que passam na esteira, por exemplo. Ou seja, requer esse conhecimento, a atualização por meio de cursos de formação, qualificação técnica”, explica o diretor.
No estado, segundo aponta o estudo, há uma forte tendência pelos cursos de aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. “Esta é uma demanda que nós já atendemos. São profissionais que já estão no mercado de trabalho e buscam se aperfeiçoar na área escolhida. A constância da educação continuada leva a excelência e contribui para a permanência, crescimento ou mesmo recolocação no mercado de trabalho”, disse.
Neste sentido, Emerson Batista observa que o mercado de trabalho prioriza o profissional que tem excelência na área de atuação. “O ideal é que o trabalhador, em vez de fazer muitos cursos de formação inicial em áreas diversas, ter foco numa área de atuação e realizar todas as qualificações necessárias para se tornar o melhor, o que traz as soluções”, afirma.
Em parcela menor (27%) no RN, estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.
CONHEÇA AS DEMANDAS DE CADA ÁREA:
Em formação técnica no Rio Grande do Norte, as áreas transversais; energia e telecomunicações; metalmecânica; construção; e informática são as que mais irão precisar de profissionais capacitados nos próximos cinco anos.
Áreas com maior demanda por formação – Técnicos
FONTE JORNAL DE FATO

ÂNGELO VARELA

FILHO DO EX-GOVERNADOR JOSÉ VARELA

PAULO BARBALHO

EX-DEPUTADO ESTADUAL

NATURAL DE ACARI, FOI DEPUTADA ESTADUAL E PREFEITA DE MACAÍBA

VALMIR TARGIO

VALMIR TARGINO, EX-DEPUTADO ESTADUAL

LINKS


01 - DISTRITO INDUSTRIAL DE CAICÓ
02 - DISTRITO INDUSTRIAL DE GOIANINHA
03 - DISTRITO INDUSTRIAL DE MACAÍBA
04 - DISTRITO INDUSTRIAL DE MONTE ALEGRE
05 - DISTRITO INDUSTRIAL DE NATAL
06 – ANGELO VARELA
07 – ANTENOR ROBERTO SOARES MEDEIROS - CAICO
08 – CLOVIS COUTINHO DA MOTA
09 – CRISTIANE BEZERRA DE SOUZA SANTOS
10 – DARY DANTAS
11 – EDGAR LACERDA MONTENEGRO - ASSU
12 – GENIBALDO BARROS
13 – GEORGE MONTENEGRO SOARES
14 – GILBERTO LINS
15 – IRAMI ARAÚJO - CAICO
16 – ISMAEL WANDERLEY GOMES FILHO
17 – JOÃO DA SILVA MAIA
18 – JOSÉ FERNANDES DE QUEIROZ – MARCELINO VIEIRA
19 – LUIZ ANTONIO VIDAL – SANTO ANTONIO
20 – KLEBER BEZERRA ABREU
21 – MANOEL DO CARMO DOS SANTOS – SANTO ANTONIO
22 – MANOEL MONTENEGRO NETO – NATAL
23 – MARCOS CÉSAR FORMIGA RAMOS
24 – MARCIA MAIA
25 – MARIA GIZENIRA DIÓGENS DE FREITAS FERNANDES
26 – MARIA DO CÉU FERNANDES
27 – MICARLA DE SOUZA
28 – NATALIA BASTOS BONAVIDES
29 – NÉLIO SILVEIRA DIAS – NATAL
30 – ODILON RIBEIRO COUTINHO
31 -  OLAVO JOÃO GALVÃO –NATAL
32 – PAULO BARBALHO
33 – PAULO MONTENEGRO - ASSU
34 – PAULO WAGNER LEITE DANTAS  – AREIA BRANCA
35 – PAULO MONTENEGRO
36 – PEDRO DE LUCENA DIAS
37 – RAFAEL HUETE DA MOTA - NATAL
38 – RAIMUNDO SOARES DE SOUZA – CARAÚBAS
39 – ROGÉRIO SIMONETTI MARINHO – NATAL
40 – RONALDO SOARES - ASSU
41 – RUI BARBOSA DA COSTA – JOÃO CÂMARA
42 – SALOMÃO GURGEL PINHEIRO– JANDUÍS
43 – SÉRGIO PAES BARRETO – NATAL
44 – TARQUÍNIO BRAÚLIO DE SOUZA AMARANTO
45 – TERTIUS  CÉSAR PIRES DE LIMA RABELLO
46 – THEODORICO BEZERRA – NOVA CRUZ
47 – TULIO AUGUSTO FERNANDES DE OLIVEIRA – NATAL
48 – ULISSES BEZERRA POTIGUAR – RARELHAS
49 – VIGOLVINO WANDERLEY MARIZ – CAICÓ

MAIS
01 – ÁGUA MINERAL LAJEDO - APODI
02 – ÁGUA MINERAL CRISTALINA DO OESTE - APODI
03 – ÁGUA MINERAL CRISTALINA - MACAÍBA
04 – ÁGUA MINERAL MORIÁ - UPANEMA
05 – ÁGUA MINERAL SANTA MARIA - PARNAMIRIM
06 – ÁGUA MINERAL SANTA JÚLIA - PARNAMIRIM
07 – ÁGUA MINERAL POTIGUAR - PARNAMIRIM
08 – ÁGUA MINERAL FONTE CLARA - PARNAMIRIM
09 – ÁGUA MINERAL STERBOM - PARNAMIRIM
10 – ÁGUA MINERAL INAMAR - EXTREMOZ
11 – ÁGUA MINERAL SAIN VILLE - MACAÍBA
12 – ÁGUA MINERAL RIO GRANENSE - MACAÍBA
13 – ÁGUA MINERAL VITÓRIA - MACAÍBA
14 – ÁGUA MINERAL PARAÍSO – CEARÁ MIRIM
15 – ÁGUA MINERAL GOTAS DE CRISTAL - PARNAMIRIM
16 – ÁGUA MINERAL SUBLIMAR – CEARÁ MIRIM
17 – ÁGUA MINERAL BLANCA - PARNAMIRIM
18 – ÁGUA MINERAL RIOGRANDENSE - MACAÍBA
19 – ARTESANATO POTIGUAR
20 – BORRACHEIROS POTIGUARES
21 – CHAVEIROS  POTIGUARES
22 – ESTOFADOS POTIGUARES
23 – EXTINTORES POTIGUARES
24 – FERREIROS POTIGUARES
25 – METARLÚGICAS POTIGUARES
26 – PLACAS POTIGUARES
27 – QUEIJOS POTIGUARES
28 – PORTÕES POTIGUARES
29 – PRODUTOS ESSÊNCIAS DO CAMPO - APODI
30 – SAPATEIROS POTIGUARES
31 – SERIGRAFIAS POTIGUARES

terça-feira, 1 de outubro de 2019

RESIDENCIAL DIX-NEUF ROSADO


O prazo de conclusão é de 40 meses . O residencial está entre  na Rua Ferreira Itajubá, os bairros Nova Betania e Santo Antonio (Em frente ao SESC) e localizado em uma das áreas mais importantes de Mossoró e de fácil acesso.
O empresário Jorge Rosário, disse que o nome escolhido em relação ao residencial é uma justa homenagem. “Dix-Neuf Rosado, foi um empresário de sucesso e um vitorioso na cidade de Mossoró e nós costumamos reconhecer essas pessoas que ajudaram a construir o desenvolvimento de nossa cidade e que não podem ficar no esquecimento” disse.

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, MOSSORÓ-RN, COM 79 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS. STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, MOSSORÓ-RN, 12 DE SETEMBRO DE 2018

Minha lista de blogs